quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Tempo da espera



O tempo da espera (ou “Enquanto as promessas não se cumprem”)

(Leitura bíblica Gênesis 12)

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Quem não conhece Abraão e sua história? Deus falou que ia fazer coisas na sua vida, mas do falar até se tornar realidade levaram-se alguns anos. Não poucos, muitos anos.

Podemos comparar a vida de Abraão como uma corrida de resistência: ele tinha um alvo, ele tinha um prêmio para alcançar. Ele passou por diversas situações. Momentos bons, momentos não tão bons, momentos muitos difíceis, momentos de questionamento, momentos de socorro, de milagres.

Uma vez, o Mario, meu esposo, me contou de uma corrida que ele fazia no tempo do exército. Ele tinha que correr todos os dias. Mas havia uma corrida que era feita uma vez por mês e essa valia nota, e seriam premiados os que chegassem ao fim. Lembro que ele descreveu como era: eles começavam a corrida dando voltas ao redor da escola de cadetes, depois seguiam por um longo caminho. Quando já estava bem cansados, começavam uma subida bem grande, no asfalto. No meio da subida, alguns começavam a parar, mas não deviam, porque se parassem, não conseguiam mais prosseguir. Depois dessa subida, vinha uma parte ainda mais difícil: um caminho de barro cheio de pedregulhos. E eles não podiam parar. Na continuidade da corrida tudo pesava: relógio, correntinha, roupa, qualquer coisa que estivessem levando.

No final, chegavam os que não desistiram: os que olharam para o alvo, os que foram persistentes.

Há um texto da Bíblia, em Hebreus 12, final do versículo 1 e o começo do 2, que fala também de uma corrida. Diz assim:

...corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé...
Hebreus 12:1-2

Nessa corrida, Abraão estava olhando para aquele em quem ele cria. Ele não podia desistir. Havia um prêmio, havia uma promessa a ser cumprida, realizada.

O que fazer enquanto as promessas não se cumprem e enquanto as repostas as orações não chegam?

I. Viver a vida que nos está proposta, que nos é oferecida por Deus

E como é essa vida? É uma vida de crer, de confiar em Deus, de viver os seus planos, aconteça o que acontecer, andar em seus princípios.

II. Prosseguir em perseverança

III. Não desistir, pois o que prometeu é fiel. Demore o que demorar, Deus virá ao nosso socorro.

Na verdade essa demora é para nós e não para Deus, que já sabe o quando e o como será. É o tempo de trabalhar em nós, para recebermos. E tenho experimentado nesses 30 e poucos anos caminhado com Jesus, que, quanto mais demora, melhor e maior é a benção, seja do jeito que esperamos ou do jeito dEle que é sempre o melhor, pois Ele sabe de tudo. Ele é digno de confiança.

Analisando e aprendendo com a vida de Abraão, a corrida da vida de Abraão.

Abraão era da cidade de Ur dos Caldeus, filho de Téra, e tinha como esposa Sara. Ele tinha um pai, comum e morava numa cidade comum, casado com uma esposa comum, que nao podia ter filhos. Como qualquer ser humano normal. Vivia no meio de povos idólatras, mas Abraão orava a Deus. Atá aí tudo bem, mas um dia Deus fala com Abraão. Esse é o texto que lemos no inicio.

Até Deus realizar os pensamentos altos que Ele tinha respeito de Abrão, os propósitos dEle pra Abraão, levou um tempo e muita coisa aconteceu.

Vieram lutas, vieram provas, tentações, o querer dar uma mãozinha pra Deus, para que a promessa fosse cumprida, e até escorregadas como mentira etc, Mas nós sabemos o final da história de Abraão e do quanto Deus o honrou, pela sua fé, e ele foi chamado de Pai da fé.

Qual é o segredo?: Prosseguir em perseverança (determinação, persistência, constância) na corrida que nos esta proposta. Não desistir:

Você e eu podemos imaginar, Abraão,quando esperou um ano, esperou dois anos, três, quatro, cinco, seis, sete, até 26 anos. Ele tinha 75, quando Deus falou “sai da terra e vai, farei de ti uma grande nação”, até vir o filho da promessa. 26 anos depois, quantas vezes ele não deve ter falado (e pelo menos uma foi registrada quando Deus falou com ele no capitulo 15):

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?

Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.

E não fazemos muitas vezes assim também? Dizendo: Deus tu não me tens dado isso ou aquilo.

O que Deus espera de nós? Que continuemos crendo sem desistir. Se pararmos, não vamos chegar onde Deus quer que chequemos.

Continuar crendo, correndo a carreira, perseverando, não desistindo: é o que Deus espera de nós que cremos nEle.

Uma das coisas que me impressiona em Abraão, o que movia a sua fé era a certeza e a alegria de pertencer a Deus.

Enquanto Isaque não chegou e as promessas de Deus não se cumpriram na vida de Abraão, ele continuou a corrida da vida, crendo que Deus poderia livrar, prover um cordeiro, ou ate mesmo ressuscitar o seu filho dos mortos, quando ele resolveu obedecer indo sacrificar o seu próprio filho. Nas coisas que não entendemos, Deus vai agir. Prossigamos em viver os princípios de Deus, crendo que Ele é fiel. As bençãos virão e, no tempo da espera, que nossas vidas glorifiquem a Deus. No difícil tempo da espera nos forteleçamos dando glórias a Deus. Graças a Deus que nos conduz à vitoria e ao seu tempo Ele nos encherá do melhor de Deus que está por vir.

Como igreja, corpo de Cristo, temos uma responsabilidade, que nossas vidas proclamem o poder de Deus, somos testemunhas do amor e do poder Dele.

Como filhos de Deus, individualmente precisamos ser aqueles que demonstram o amor de Deus ao mundo. Ser cartas do amor de Deus. Como Abraão, que intercedeu pelo sobrinho Ló e abdicou dos seus direitos, e deixou Deus escolher pra onde ele iria. Que foi ao socorro do seu irmão quando estava sendo atacado, que obedeceu crendo que Deus viria em seu socorro de alguma forma na difícil tarefa de sacrificar o seu filho. E Deus veio.

Vivamos a vida de Deus com alegria, porque somos canais das bençãos de Deus e Ele é o abençoador. Deus disse a Abraão: Sê tu uma bênção e a mesma coisa Ele diz pra mim e pra você hoje: Sê tu uma bênção.

No tempo da espera, sejamos uma bênção.

Como Abraão esperou e recebeu, nos também vamos porque Deus é fiel e o que Ele fala cumpre.

Abraão conseguiu ver o fim da espera e a alegria que teria em ter o seu filho nos braços. Sua mulher estéril, já velha, deu a luz a “Isaque” que significa risos. O tempo de sorrir também chegará para você e para mim. Que Deus te abençoe nesse tempo da espera.

Pra voces com todo o meu carinho uma palavra de Deus colocada no meu coracao.

Wania Braganca

Nenhum comentário: